Estou confuso...
Sinceramente estou confuso.
Confuso, não por não saber em quem votar, o que me parece normal nas circunstâncias actuais, mas confuso por haver pessoas que SABEM em quem vão votar...
Será que não há jornais, internet ou televisão na vida dessas pessoas!?
SÓCRATES:
Não percebendo de Economia, consigo chegar à conclusão que isto estava mal há vários anos mas o Sócrates (não sozinho claro, que não tinha capacidade disso) rebentou com o resto que faltava. E basta abrir um jornal ou ver qualquer debate (sem políticos...) para chegar a essa conclusão.
Mas parece que estou sozinho neste barco. Porque além de Sócrates se recandidatar, parece-me que tem hipóteses de ganhar! E ao ver o discurso de ontem, parece que vem aí mais do mesmo. Nem uma referência a erros, nada de mudanças que este caminho é o certo.
Mesmo sabendo que o caminho agora não vai ser definido por ele e que esse caminho não será muito diferente do seguido na Grécia e Irlanda, portanto completamente diferente do discurso dele e do que fez nos últimos 6 anos. E milhares de pessoas estão com ele...
MAS ESTÁ TUDO DOIDO??
NÃO haver opções não significa necessariamente que façamos uma MÁ opção.
Eu sei que é mais fácil seguir um discurso que nos agrade mas quando o discurso não é real, quando o discurso não é do nosso país, temos que saber distinguir as coisas. E este Sócrates não tem noção do estado das coisas, ás vezes parece que não vive cá. Pessoalmente acho que tem noção mas a arrogância de poder é mais forte e prefere continuar a iludir as pessoas, mas dou-lhe o benefício da dúvida que seja apenas distraído e não se aperceba do real estado das coisas (NOT).
FMI
80 mil milhões de euros é muito ou pouco? Como a maior parte dos portugueses não faço a mínima ideia do que é isso. Mas posso fazer uma tentativa de passar para valores mais comuns.
Imaginando que nos vão emprestar 80 euros (com uma taxa de amigo de 6%). Desses 80, e assim de repente:
6 euros o buraco REFER.
5 euros para o buraco BPI.
4 euros para o buraco CP.
(gostava por uma vez na vida que algum administrador destas empresas fosse realmente acusado de alguma coisa)
Se fosse eu a gerir o dinheiro já estaria preocupado que um quarto desse valor só dê para tapar 4 ou 5 buracos. E pensando na quantidade de buracos que conhecemos - fora os que ainda estão escondidos - parece-me pouco.
CULPAS:
Não me interessa. Opiniões há muitas. Para mim o principal é o Sócrates claro, mas não consigo olhar para o parlamento e ver alguém que não tenha culpa nenhuma de tudo isto.
São TODOS culpados.
SOMOS todos CULPADOS.
FUTURO:
Preciso é de alguém que me diga, sem ilusões, como vamos sair daqui e o que nos vai acontecer. De um plano. Sim, eu sei que vamos ter o plano do FMI, mas além desse é preciso alguma esperança. É preciso conviver com esse tal de FMI, saber aproveitá-lo e saber o que podemos fazer com ele de positivo. É isso que me interessa neste momento. E ainda não vi ninguém a tentar. Propostas precisam-se. Esperança precisa-se. Mas de esperança real e não de ilusões para ganhar eleições.
Vamos ter mais impostos? Sim.
Vamos viver pior? Sim.
13ª mês...Subsidio de Férias...Preço dos transportes...Preço da água, luz, alimentação, gasolina...etc.
Temos que nos aperceber disto porque nenhum politico tem coragem de o dizer abertamente. Dizer estas coisas não ganham eleições. E os nosso políticos sabem isso.
Mas é a verdade!
Mas é a realidade!
Por isso estou confuso quando vejo pessoas que sabem em que quem vão votar!
Acima de tudo tenho inveja de não viver nesse mundo de ilusão onde as coisas correm bem.